segunda-feira, 31 de maio de 2010

O enxoval





Por Tuili Freitas

Uma das melhores partes é a de fazer compras, a gente fica super em dúvida. É uma roupinha mais linda que a outra. A gente fica quase doida querendo levar tudo que vê nas lojas.

Nós aprendemos tantas coisas fazendo o enxoval, mijãozinho, pagãozinho, manta, flanela, body, faixa para o umbiguinho, nem fazia ideia que essas coisas existiam.

A dica que dou é fazer uma lista do que tem que comprar, senão a gente acaba exagerando, e o bebê cresce tão rápido que nem dá tempo de usar tudo. E não esqueça de ver se o período que seu bebe nascerá será de calor ou frio, isso define muita coisa na lista.

Quando as roupinhas não servirem mais e você não tiver parentes para dar, doe, sempre tem alguém próximo que sabe de alguém que precisa. Eu guardei algumas pecinhas (as que eu mais gostava), para quando eu quiser recordar aquele cheirinho de bebê que é tão bom... (coloquei em sacolas de tecido com sabonetes neutros ou sachês).

Em vez de comprar sapatos, de preferência a meias (hoje em dia tem várias já nessa idéia de substituir o sapato, uma mais linda que a outra), porque a meia é mais confortável, não perde com facilidade e dura mais. Sapatinhos nunca encaixam direito nos pezinhos (por isso na maioria das vezes caem pelo caminho) e dá a impressão que incomoda os bebês. Sapatinhos são para quando a criança já começa a ficar em pé, que inclusive ajuda no equilíbrio.

Quando a hora está chegando é preciso preparar as roupinhas, eu cortei com uma tesoura todas as etiquetas das roupas bem rente a costura das peças que entrariam contato com a pele do bebê, pois as pontas quadradas podem machucá-los. Depois
Eu coloquei tudo em bacias de molho com sabão de coco líquido (é mais caro, mas é diluído com facilidade e mais cheiroso também.) separando por cores, não é necessário esfregar muito, um sabão de coco em barra e uma leve e uma massageada é o suficiente. Mas, enxaguar muito bem é fundamental, não se usa amaciante até o nono mês da criança, lava-se a roupa apenas com sabão neutro ou de coco. Outros materiais podem irritar pele do bebe. Não centrifugue (a não ser que o tempo esteja frio, se for o caso, coloque as roupinhas dentro de uma fronha que irá protegê-las, como são delicadas a centrifugação pode danificá-las).

É importante passar todas as roupinhas até o sexto mês do bebê, porque durante a secagem da roupa algum inseto pode pousar ou andar sobre elas, o ferro em temperatura ideal queima esses microorganismos que podem prejudicar o bebe. Dobre e guarde tudo na cômoda ou guarda-roupa.

Ainda temos a decoração do quarto, tapete, cortina, abajour, quadros, caixinha e plaquinha da porta com o nome do bebê, e tem também as lembracinhas que demoramos a gestação inteira para escolher e depois ficamos apresando a mulher pra terminar logo.

É tão boa essa fase, quando o bebê ainda está no nosso ventre, a gente que todas as noites sonha com seu rosto, ficamos em pilha para ver tudo proto para sua tão desejada chegada. Passar a mão na barriga e sentir mexer como se fosse um "calma mamãe, vai dar tudo certo!" não há explicação. E, ainda assim, não paramos de pensar no que tá faltando: o que tem que comprar, mandar bordar, buscar, pagar, escolher... Os furos na parede onde vão ser, os móveis onde vão ficar (e quando a loja não cumpre o prazo ficamos irritadíssimas).

As quarenta semanas passam, o grande dia chega, e realmente, TUDO NO FINAL DÁ CERTO!

Dica de enxoval

.~

9 comentários on "O enxoval"

Tuili Freitas on 1 de junho de 2010 às 00:19 disse...

testando

Lucas Iglesias on 1 de junho de 2010 às 00:39 disse...

Realmente deve ser a fase mais incrível para a mãe cuidar do enxoval do bebê. Parabéns pelo blog, cada vez melhor.

Unknown on 1 de junho de 2010 às 00:39 disse...

o blg tá lindooo! bejoos prima saudadess

....... on 1 de junho de 2010 às 12:56 disse...

lindo o blog, voce deve ter alguem muito especial te ajudando com esse blog, será? será? kkkkkk
brincadeiras a parte...
sem duvidas é um momento maágico preparar tudinho para a chegada do bebe, cuidar com muito amor de cada detalhe... uma fase muito gostosa que as maes devem ter. deu até vontade de preparar um hahaha

beijos mamy tuka

Tuili Freitas on 1 de junho de 2010 às 13:20 disse...

Claro né, minha personal layout Ana Carolina.. rsrs
kkkkk, quando vc for fazer seu enxoval quero ir juntooo, tá!!
beijo, obrigadaa ♥!

Carolina Pizzatto on 1 de junho de 2010 às 14:15 disse...

deve ser perfeito fazer o enxoval, eu nem sou mãe ainda e toda vez que passo por uma lojinha com roupas de bebê já fico super empolgada com as coisas fofinhas que tem pra comprar. Quando eu tiver um baby acho que vou comprar tantas coisas diferentes que ele vai ficar consumista igual a mim hahaha. beijos mamae!

A Vida Por Ela on 1 de junho de 2010 às 15:56 disse...

Valeu a dica! Aliás, seu blog tá lindo!!! Quero umas dicas depois.
Bjux.

Unknown on 1 de junho de 2010 às 21:38 disse...

Muito lindo seu blog, dicas essenciais!! Bjoo.

Carlos Nathan Sampaio Silva on 2 de junho de 2010 às 09:56 disse...

ótimas matérias, por mim eu comprava um enxoval agora pro filho que terei um dia! Adorei o texto, o blog! muito interessante!

Postar um comentário

 

Para você mamãe! Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez